segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Prá que ir para faculdade


Prá que ir para a faculdade
Esse é o meu único conselho pra quem tem 17/18 anos e tá saindo do ensino médio agora. Não entre na faculdade em 2018.
Sua mãe não vai gostar desse texto, nem seu pai, nem o dono do seu cursinho. Talvez nem seu melhor amigo.
Mas eu não me importo, porque eu preciso falar contigo. Só contigo. Pode chover carinha de raiva nesse texto, mas eu PRECISO te dizer isso.
Muita gente tá saindo do ensino médio e entrando na faculdade sem ter a MÍNIMA certeza do que tá fazendo. E pior: sem ter a MÍNIMA experiência prática com o mundo real.
Eu cometi esse erro em 2013, quando entrei na psicologia da UFRGS. No primeiro ano de faculdade, tomei antidepressivos pela primeira vez na vida. No segundo ano, quase pedi transferência pra Ciências da Computação. Eu tava exausto e confuso.
Eu me perguntava se algum dia isso ia passar ou se ser adulto era isso aí mesmo. Insônia, boleto e conformismo.
Em 2014, eu comecei a trabalhar na Organiza! Empresa Júnior. Ao mesmo tempo, entrei na organização do TEDxUFRGS. E em um laboratório de pesquisa. E virei monitor. Tudo voluntário e tudo ao mesmo tempo.
E por incrível que pareça, essa foi a melhor coisa que eu já fiz pela minha vida. Foi a melhor coisa que eu já fiz pelo meu autoconhecimento.
Ir pra prática, tomar tapa na cara, criar um produto que ninguém queria, fazer uma postagem que ninguém curtia, experimentar 1000 coisas e falhar em 995.
Essa foi a melhor coisa que eu já fiz. Foi a experiência que me deu CERTEZA que eu detestava a faculdade, mas amava comportamento humano. Que eu detestava fazer listas, mas amava treinar pessoas. Que eu não era bom de memória, mas levava jeito pra criação.
Não existe NENHUM jeito de descobrir essas coisas numa cadeira da faculdade. Nenhum texto pode te ensinar isso. Nenhuma palestra, nenhum vídeo, nenhum professor por melhor que ele seja.
Por favor, pára de se enganar. Só tem um jeito de descobrir o que você gosta e esse jeito é TESTAR, EXPERIMENTAR mil coisas diferentes e descobrir as 5 que você tem potencial.
A outra opção é você ja ter escolhido o curso que, por muita sorte, é exatamente a combinação dessas 5 coisas antes de você descobrir que coisas são. A chance disso é mais ou menos 1 em 1 trilhão, mas eu te desejo toda a sorte do mundo.
Tá, Henrique, mas o que tu quer que eu faça então? Desistir da faculdade e ficar "experimentando" a vida?
Não. É mais simples.
Se você tá saindo do ensino médio e tá prestes a gastar tempo, dinheiro e saúde mental em algo que você não sabe se gosta, eu quero que você faça isso aqui.
Pega os primeiros seis meses de 2018. Só a primeira metade, não precisa ser todo ele.
Pega esses 6 meses e coloca um único objetivo na tua vida: fazer parte do maior número de projetos paralelos que tu puder. O quanto mais diferentes, melhor.
Eu quero que tu faça voluntariado, entre no coral, dê aulas de inglês, faça um Instagram com dicas de moda e trabalhe no bar do teu tio. Tudo de graça e tudo ao mesmo tempo.
Eu quero que tu crie um canal no YouTube e poste vídeo todo dia, que tu escreva no mínimo 15 textos, que tu ensine crianças a fazer dobradura e grávidas a fazer crochê. Tudo de graça e tudo ao mesmo tempo.
Eu quero que tu saia de casa 8 da manhã e volte 8 da noite porque tu passou o dia inteiro envolvido com cinco projetos paralelos em que ninguém te paga NADA e um que te ajude a pagar as contas, se for preciso.
Eu quero que tu faça uma lista de pessoas que tu admira e se ofereça pra trabalhar de graça pra elas por um ano, sem esperar NADA em troca. Eu quero que tu tenha 0% de retorno financeiro e 10000% de crescimento pessoal. Eu quero tu aprenda em 240 dias o que tu não aprendeu nos últimos 10 anos.
Eu quero que tu faça esse desafio, documente o teu dia-a-dia e vire um "influenciador" pros milhares de jovens que tão se suicidando na faculdade porque o mundo perfeito que eles sonhavam não existe.
E eu te GARANTO que no fim desses 6 meses, tu vai ter aprendido tanta coisa sobre o mundo e sobre ti mesmo que a dúvida sobre a faculdade que hoje parece um monstro de 10m vai parecer um insetinho desses que a gente abana e vai embora.
Se escolher um curso superior tá te torturando, é porque você não explorou o suficiente. Não testou o suficiente.
Por isso, escuta o que eu tô dizendo. Pega os 6 primeiros meses de 2018 e enche teu dia de trabalho duro e experimentação. Eu fiz uma lista de coisas ali em cima, mas tem muito mais.
Eu não tô te pedindo pra largar a faculdade, nem pra virar empreendedor, nem pra ser rebelde. Eu tô te pedindo pra ADIAR isso por 6 meses, só pra dar uma chance pra vida te mostrar quem tu é.
Tu precisa dessa chance.
Tu sabe o potencial que tu tem.
Escuta o chamado do mundo real.
E se tu leu até aqui e tá pensando seriamente em fazer isso, não só curte esse post e deixa pra depois. Me manda uma mensagem e eu vou te ajudar a pensar em ideias práticas pra executar em 2018. É meu compromisso.
E se seu pai e sua mãe quiserem me xingar, tá liberado. Manda meu perfil e eu tomo a porrada por ti. Sério. Eu sei que vale a pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário