segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Avaliação Bastos Tigre


Escola Manuel Bastos
ALUNO(A): Série: 2º ano
Professor: Edivan Batista Data:____/___/19

Avaliação de Filosofia

1º) Questione segundo a filosofia...
Mito da caverna é uma metáfora criada pelo filósofo grego Platão, que consiste na tentativa de explicar a condição de ignorância em que vivem os seres humanos e o que seria necessário para atingir o verdadeiro “mundo real”, baseado na razão acima dos sentidos. Também conhecida como Alegoria da Caverna ou Parábola da Caverna, esta história está presente na obra “A República”, criada por Platão e que discute: ________________________________________________________________________


2º Apresente a versão de Diogenes o cínico sobre a figura a seguir:









3º) A filosofia do cachorro, a mesma que fez seu criador pedir esmolas a uma estátua, nos apresentou outro aspecto do homem que seria/poderia:

a) camalha
b) hipócrita
c) sem razão
d) intelectual
e) viver com o mínimo possivel

4º) Quando Alexandre da Macedônia propoz fornecer tudo que Diogenes almejasse, este pediu que:

a) Alexandre lhe desse uma mulher
b) Alexandre lhe concedesse a mão do seus soldados em casamento
c) Alexandre saisse de frente do sol
d) Alexandre lhe desse um baril ( jarra de barro ) para ele morar
e) Alexandre de lhe desse uma cuia para o mesmo tomar água

5º) O dilema do prisioneiro foi originalmente formulado em 1950 por Merrill Flood e Melvin Dresher enquanto trabalhavam na RAND. Mais tarde, Albert W. Tucker fez a sua formalização com o tema da pena de prisão e deu ao problema geral o nome pelo qual é conhecido. O dilema do prisioneiro (DP), dito clássico, funciona da seguinte forma:
Dois suspeitos, A e B, são presos pela polícia. A polícia tem provas insuficientes para os condenar, mas, separando os prisioneiros, oferece a ambos o mesmo acordo: se um dos prisioneiros, confessando, testemunhar contra o outro e esse outro permanecer em silêncio, o que confessou sai livre enquanto o cúmplice silencioso cumpre 10 anos de sentença. Se ambos ficarem em silêncio, a polícia só pode condená-los a 6 meses de cadeia cada um. Se ambos traírem o comparsa, cada um leva 5 anos de cadeia. Cada prisioneiro faz a sua decisão sem saber que decisão o outro vai tomar, e nenhum tem certeza da decisão do outro. A questão que o dilema propõe é: o que vai acontecer? Como o prisioneiro vai reagir?


Escola Manuel Bastos
ALUNO(A): Série: 2º ano
Professor: Edivan Batista Data:____/___/19

Avaliação de Fisica

1º) (Ufmg 2000) Ao tocar um violão, um músico produz ondas nas cordas desse instrumento. Em consequência, são produzidas ondas sonoras que se propagam no ar. Comparando-se uma onda produzida em uma das cordas do violão com a onda sonora correspondente, é CORRETO afirmar que as duas têm:
a) a mesma amplitude.
b) a mesma frequência.
c) a mesma velocidade de propagação.
d) o mesmo comprimento de onda.

2º) (Fei 96) O aparelho auditivo humano distingue no som 3 qualidades, que são: altura, intensidade e timbre. A altura é a qualidade que permite a esta estrutura diferenciar sons graves de agudos, dependendo apenas da frequência do som. Assim sendo, podemos afirmar que:

a) o som será mais grave quanto menor for sua frequência
b) o som será mais grave quanto maior for sua frequência
c) o som será mais agudo quanto menor for sua frequência
d) o som será mais alto quanto maior for sua intensidade
e) o som será mais alto quanto menor for sua frequência

3. (Ita 97) Um violinista deixa cair um diapasão de frequência 440Hz. A frequência que o violinista ouve na iminência do diapasão tocar no chão é de 436Hz. Desprezando o efeito da resistência do ar, a altura da queda é: Dado: velocidade do som = 330 m/s.

a) 9,4 m b) 4,7 m c) 0,94 m d) 0,47 m e) Inexistente, pois a frequência deve aumentar à medida que o diapasão se aproxima do chão.


4. (Ita 2003) Quando em repouso, uma corneta elétrica emite um som de frequência 512 Hz. Numa experiência acústica, um estudante deixa cair a corneta do alto de um edifício. Qual a distância percorrida pela corneta, durante a queda, até o instante em que o estudante detecta o som na frequência de 485 Hz? (Despreze a resistência do ar).

a) 13,2 m b) 15,2 m c) 16,1 m d) 18,3 m e) 19,3 m

5. (Puc-rio 2000) Considere as seguintes afirmações a respeito de uma onda sonora: I) É uma onda longitudinal. II) A densidade das moléculas no meio oscila no espaço. III) A velocidade de propagação independe do meio. Quais dessas afirmações são verdadeiras?

a) I, II e III b) I e II c) I e III d) II e III e) nenhuma delas

6. (Puc-rio 2000) Quanto maior a amplitude de uma onda, maior sua (seu):

a) intensidade. b) frequência. c) comprimento de onda. d) velocidade de propagação. e) período.

7. (UFMG 2002) Mariana pode ouvir sons na faixa de 20Hz a 20kHz. Suponha que, próximo a ela, um morcego emite um som de 40kHz. Assim sendo, Mariana não ouve o som emitido pelo morcego, porque esse som tem:

a) um comprimento de onda maior que o daquele que ela consegue ouvir.
b) um comprimento de onda menor que o daquele que ela consegue ouvir.
c) uma velocidade de propagação maior que a daquele que ela consegue ouvir.
d) uma velocidade de propagação menor que a daquele que ela consegue ouvir.

8 - (U. CAXIAS DO SUL-RS) - Um tubo sonoro aberto emite o seu quinto harmônico com freqüência de 1,7kHz. A velocidade do som, no ar que preenche o tubo, tem módulo igual a 340m/s. O comprimento do tubo vale:

9 - (CESESP-PE) - Um tubo sonoro fechado emite o seu quinto harmônico com frequência de 1700 Hz. A velocidade do som, no ar que preenche o tubo, tem módulo igual a 340m/s
a) Calcule o comprimento do tubo
b) Calcule a frequência do som fundamental.

10 - (UFCE) - Considere um tubo sonoro fechado, de 34cm de comprimento, cheio de ar, onde as ondas sonoras se propagam com velocidade de módulo igual a 340m/s. Calcule a frequência da onda nas situações de 1º, 3º, 5º e 7º harmônicos.















































Escola Manuel Bastos
ALUNO(A): Série: 1º ano
Professor: Edivan Batista Data:____/___/19

Avaliação de Fisica

1º) Assinale com V de verdadeiro ou F de falso.
a) ( ) As acelerações dos corpos em queda livre dependem das massas dos corpos.
b) ( ) Na queda livre, o tempo de queda pode ser determinado se conhecermos a altura da queda e a aceleração da gravidade do local.
c) ( ) Na queda livre, a velocidade com que o corpo chega ao plano de referência pode ser determinada se conhecermos a altura de queda relativa a esse plano e a aceleração da gravidade do local.
d) ( ) Na queda livre os espaços percorridos na vertical são proporcionais ao tempo de percurso.
e) ( ) Na queda livre, quando o corpo atinge a metade do percurso, sua velocidade será igual à metade da velocidade com que atinge o plano de referência.
f) ( ) Na queda livre os espaços percorridos na vertical são proporcionais aos quadrados do tempo de percurso.

2°) Assinale com V de verdadeiro ou F de falso.
a) ( ) Um corpo lançado verticalmente para cima realiza movimento uniformemente acelerado.
b) ( ) No lançamento vertical ascendente no vácuo o tempo de subida é igual ao tempo de descida. c) ( ) A partir de um plano de referência um corpo é lançado verticalmente para cima com velocidade V. Ao retornar ao plano de referência o corpo apresenta velocidade em módulo igual a V. d) ( ) Você poderá calcular a máxima altura atingida por um corpo lançado verticalmente para cima no vácuo se conhecer a velocidade de lançamento e a aceleração da gravidade do local.
e) ( ) No ponto de cota máxima, a velocidade de um corpo lançado verticalmente para cima, no vácuo, vale a metade da velocidade de lançamento.
f) ( ) No ponto de altura máxima no lançamento vertical, a aceleração é nula.
g) ( ) No lançamento no ponto de altura máxima a velocidade do móvel é nula.

3º) (UFSM) Se a resistência do ar for nula e o módulo da aceleração da gravidade for de 10m/s2 , uma gota de chuva, caindo de uma altura de 500 m, a partir do repouso, atingirá o solo com uma velocidade de módulo, em m/s, de:

a) 10-1 b) 10 c) 102 d) 103 e) 105

4º) (UNIFRA) Na Lua, a aceleração da gravidade tem valor de 1,6 m/s2 , aproximadamente seis vezes menor que a aceleração da gravidade na Terra, dada por 9,8 m/s2 . Imagine que na Terra Neil Armstrong, com seus 70 kg de massa, alcance, com um salto vertical, uma altura de 1 metro. Que altura, saltando verticalmente e com a mesma velocidade inicial, ele alcançará na Lua?

a) 1m b) 1/6m c) 10/6m d) 6,125m e) 61,25m



















Escola Manuel Bastos
ALUNO(A): Série: 3º ano
Professor: Edivan Batista Data:____/___/19

Avaliação de Fisica

1. (UEPR) Um gerador funcionará em regime de potência útil máxima, quando sua resistência interna for igual:
a) à resistência equivalente do circuito que ele alimenta;
b) à metade da resistência equivalente do circuito que ele alimenta;
c) ao dobro da resistência equivalente do circuito que ele alimenta;
d) ao quádruplo da resistência equivalente do circuito que ele alimenta;
e) à quarta parte da resistência equivalente do circuito que ele alimenta.

2. (EPUSP) Um motor, atravessado por corrente i = 10A, transforma a potência elétrica P = 80W em potência mecânica. A força contra-eletromotriz do motor:
a) depende da resistência interna do motor;
b) é 8,0V;
c) depende do rendimento do motor;
d) depende da rotação do motor;
e) n.d.a

3. (AFA) Um gerador fornece a um motor uma ddp de 440V. O motor tem resistência interna de 25 ohms e é percorrido por uma corrente elétrica de 400mA. A força contra-eletromotriz do motor, em volts, é igual a

a) 375 b) 400 c) 415 d) 430 e) 200

4.(UFPE) Um capacitor, em equilíbrio eletrostático sob uma tensão de 12 V entre as suas placas, armazena uma quantidade de energia potencial eletrostática igual a 3,6 · 10–4 J. Pode-se afirmar que a capacitância de tal capacitor vale:

a) 2 · 10–6 F b) 3 · 10–6 F c) 4 · 10–6 F d) 5 · 10–6 F e) 3 · 10–6 F

5. (UEM-PR) Se a bateria de automóveis é uma associação de seis pilhas de chumbo, cada uma com um potencial de 2,0 V, as seis pilhas ligadas em série fornecerão uma voltagem de:

a) 6,0 V b) 24,0 V c) 12,0 V d) 3,0 V e) 2,0 V















Escola Manuel Bastos
ALUNO(A): Série: 3º ano
Professor: Edivan Batista Data:____/___/19

Avaliação de Matemática

1º) Considerando os conjuntos A = {0, 2, 4, 6} e B = {7, 8, 9, 10}, use o símbolo de pertence ou não pertence para relacionar:
a) 2 e A
b) 10 e B
c) 4 e B
d) 6 e A
e) 0 e B
f) 10 e A
g) 6 e B
h) 10 e A

2º) Considere as seguintes afirmações sobre números reais positivos:
I. Se x > 4 e y < 2, então x2 – 2y > 12.
II. Se x > 4ou y < 2, então x2 – 2y > 12.
III. Se x2 < 1 e y2 > 2, então x2 – 2y < 0. Então, destas é (são) verdadeira(s)

a) apenas I. b) apenas I e II. c) apenas II e III. d) apenas I e III. e) todas.

3º) (UFMG-2003) Em uma pesquisa de opinião, foram obtidos estes dados: » 40% dos entrevistados lêem o jornal A. » 55% dos entrevistados lêem o jornal B. » 35% dos entrevistados lêem o jornal C. » 12% dos entrevistados lêem os jornais A e B. » 15% dos entrevistados lêem os jornais A e C. » 19% dos entrevistados lêem os jornais B e C. » 7% dos entrevistados lêem os três jornais. » 135 pessoas entrevistadas não lêem nenhum dos três jornais. Considerando-se estes dados, é CORRETO afirmar que o número total de entrevistados foi:

a) 1200 b) 1500 c) 1250 d) 1350

4º) Calcule os logaritmos:
log6 36 log6 216 log3 243 log32 128 log 10000

a) 2 – 3 – 5 – 4 – 4 b) 3 – 3 – 4 – 4 – 5 c) 1 – 2 – 3 – 4 – 5 d) 1 – 2 – 3 – 4 – 4
e) 2 - 3 – 3 – 4 – 5

5º) (ENADE 2011) Sob certas condições, o número de colônias de bactérias, t horas após ser preparada a cultura, é dada pela função B(t) = 9 t− 2 ∙ 3t + 3, t ≥ 0. O tempo mínimo necessário para esse número alcançar 6 colônias é de:

(A) 1 hora. (B) 2 horas. (C) 3 horas. (D) 4 horas.








Escola Manuel Bastos
ALUNO(A): Série: 2º ano
Professor: Edivan Batista Data:____/___/19

Avaliação de Matemática

1) Para o conjunto de dados abaixo, determine: Produtividade da cultura da soja (kg por hectare) 3600 3545 3658 3498 3657 3425 3785 3254 3266 3641 3687 3698 3621 3654 3554 3569 3598 3578 3567 3574

(a) Classificação da variável.
(b) A média.
(c) A variância.
(d) O coeficiente de variaação

2) A tabela seguinte apresenta a produ¸cão de café, em milhões de toneladas, na região DELTA.

Ano Ton.
1 1992 12
2 1993 15
3 1994 18
4 1995 22
5 1996 17
6 1997 14
7 1998 18
8 1999 23
9 2000 29
10 2001 12

(a) Calcule o valor da produção média. (b) Calcule o valor da mediana da produção. (c) Calcule o valor do desvio padrão da produção

3) Foi realizado na região Oeste do Paraná, no Município de Marechal Cândido Rondon, em 1992, um levantamento da produtividade leiteira diária de 30 produtores rurais, atendidos pelo plano “Panela Cheia” (Roesler, 1997). Os resultados da produção diária dos 30 produtores estão apresentados a seguir:

3.83 4.08 4.59 5.80 7.81 6.31 8.37 7.50 9.30 5.98 6.78 5.23 7.50 6.62 2.80 6.51 5.27 5.44 6.08 6.66 8.49 3.86 2.91 5.82 7.47 6.52 6.61 7.80 5.62 8.23

Faça uma representação gráfica ( histograma) para os dados obtidos

4) Um talhão de 3 hectares de cana-de-açucar foi subdividido em parcelas de 1000 m2 cada uma. As produções dessas parcelas, em toneladas, foram as que se seguem: 4 9.3 7.8 8.3 10.1 10.2 9.5 8.7 9.0 8.7 9.7 9.1 8.8 3.6 9.4 3.6 8.9 9.2 9.4 11.4 3.1 9.6 3.1 2.0 9.8 8.7 9.0 8.6 9.2 10.1 9.3

(a) Calcule o valor da produção média.
(b) Calcule o valor da mediana da produção.
(c) Compare os valores da média e da mediana e explique a diferença encontrada










Escola Manuel Bastos
ALUNO(A): Série: 1º ano
Professor: Edivan Batista Data:____/___/19

Avaliação de Matemática


1º) Resolver o sistema de equações abaixo pelo método da adição

x + 2y = 17
x – 2y = -11

2º) Resolver o sistema de equações abaixo pelo método da subsatituição
x + y = 3
2x + 2y = 6

3º) Resolver o sistema de equações abaixo pelo método da comparação

x + y = 7
x – y = 1

4º) Resolver o sistema de equações abaixo

x + 2y = 0
x2 – 3y = 16

5º) Resolver o polinômnio x (x+m) , qualquer que seja x> 0

1º) Considerando os conjuntos A = {0, 2, 4, 6} e B = {7, 8, 9, 10}, use o símbolo de pertence ou não pertence para relacionar:
a) 2 e A
b) 10 e B
c) 4 e B
d) 6 e A
e) 0 e B
f) 10 e A
g) 6 e B
h) 10 e A

6º) Considere as seguintes afirmações sobre números reais positivos:
I. Se x > 4 e y < 2, então x2 – 2y > 12.
II. Se x > 4ou y < 2, então x2 – 2y > 12.
III. Se x2 < 1 e y2 > 2, então x2 – 2y < 0. Então, destas é (são) verdadeira(s)

a) apenas I. b) apenas I e II. c) apenas II e III. d) apenas I e III. e) todas.

7º) (UFMG-2003) Em uma pesquisa de opinião, foram obtidos estes dados: » 40% dos entrevistados lêem o jornal A. » 55% dos entrevistados lêem o jornal B. » 35% dos entrevistados lêem o jornal C. » 12% dos entrevistados lêem os jornais A e B. » 15% dos entrevistados lêem os jornais A e C. » 19% dos entrevistados lêem os jornais B e C. » 7% dos entrevistados lêem os três jornais. » 135 pessoas entrevistadas não lêem nenhum dos três jornais. Considerando-se estes dados, é CORRETO afirmar que o número total de entrevistados foi:

a) 1200 b) 1500 c) 1250 d) 1350

8º) Calcule os logaritmos:
log6 36 log6 216 log3 243 log32 128 log 10000

a) 2 – 3 – 5 – 4 – 4
b) 3 – 3 – 4 – 4 – 5
c) 1 – 2 – 3 – 4 – 5
d) 1 – 2 – 3 – 4 – 4
e) 2 - 3 – 3 – 4 – 5

9º) Calcule as raizes da equação x2 + 6x +9 =0

10º) Qual a area de um retângulo de lado 2 m e 5 m?


Escola Manuel Bastos
ALUNO(A): Série: 3º ano
Professor: Edivan Batista Data:____/___/19

Avaliação de Biologia

1. (UECE) Constitui-se de fatos que, biologicamente, são conhecidos como evidências
da evolução:
a) a segunda lei de Mendel. b) a embriologia comparada.
c) a lei do uso e do desuso de Lamarck. d) a primeira lei de Mendel.

2. (UC-PR) A mão humana e a pata anterior do cavalo, do ponto de vista embriológico e
funcional, são estruturas anatômicas:
a) filogeneticamente distintas. b) homoplásticas. c) convergentes.
d) análogas. e) homólogas.

3. (FATEC-SP) Os estudos de processos de evolução dos seres vivos revelaram a existência de estruturas homólogas e análogas. Assinale a alternativa correta sobre essas
estruturas:
a) Duas ou mais estruturas são consideradas homólogas quando apresentam funções
diferentes, mas as mesmas origens.
b) Duas ou mais estruturas são consideradas análogas quando apresentam origens e funções diferentes.
c) Duas ou mais estruturas são consideradas homólogas quando apresentam funções íguais, mas origens diferentes.
d) Duas ou mais estruturas são consideradas análogas quando apresentam funções e origens iguais.
e) Duas ou mais estruturas são consideradas homólogas quando apresentam funções e
origens iguais.

4. (UFES) Com relação à evolução, observe as afirmativas abaixo:
I- Fósseis são restos ou impressões deixadas por seres que habitaram a Terra no passado e constituem provas de que nosso planeta foi habitado por seres diferentes dos que existem atualmente.
II- A explicação mais lógica para as semelhanças estruturais entre seres vivos com aspectos e modos de vida diferentes é que eles descendem de um mesmo ancestral.
III- A semelhança entre as proteínas de diferentes seres vivos pode ser explicada
admitindo-se que esses seres tenham tido um ancestral comum.
IV- A teoria que admite que as espécies não se alteram no decorrer dos tempos denomina-se fixismo.

Assinale:

a) se apenas I, II e III estiverem corretas. b) se apenas II, III e IV estiverem corretas.
c) se apenas I, IIl e IV estiverem corretas. d) se todas estiverem corretas;
e) se todas estiverem incorretas.

5. (UFGO) Comparando as figuras abaixo podemos afirmar que são órgãos análogos:









a) 3 e 4. b) 2 e 3. c) 2 e 4. d) 1 e 2. e) 1 e 4.
6. (UNICAMP) Com respeito aos termos homologia e analogia não podemos afirmar que:

a) as asas da aves são análogas e homólogas às asas dos morcegos.
b) chamam-se órgãos análogos aqueles que, nos diferentes grupos animais, desempenham a mesma função.
c) chamam-se órgãos homólogos aqueles que, nos diferentes grupos animais, têm a mesma origem embrionária.
d) as nadadeiras das baleias, as asas dos morcegos, as patas dos vertebrados
quadrúpedes e os membros superiores do homem são órgãos homólogos.
e) as asas dos morcegos, as asas das aves e as asas dos insetos são órgãos homólogos.

7. (UFU-MG) Quando a semelhança entre estruturas animais não é sinal de parentesco,
mas conseguida pela ação da seleção natural sobre espécies de origens diferentes, fala-se em:

a) convergência adaptativa. b) isolamento reprodutivo. c) irradiação adaptativa.
d) isolamento geográfco. e) alopatria.

8. (CESGRANRIO-RJ) Os esquemas abaixo representam três animais pertencentes a Classes diferentes, que sofreram transformações semelhantes para se adaptarem à vida aquática. Este é um ótimo exemplo de:










a) irradiação adaptativa. b) especiação. c) evolução convergente.
d) raciação. e) isoIamento reprodutivo.

(FATEC-SP) Observe o esquema: Podemos afirmar que:













a) I e II são órgãos homólogos. b) II e III são órgãos análogos.
c) I e III são órgãos homólogos. d) II e III são órgãos homólogos.
e) I, II e III apresentam a mesma origem embrionária

10 Os geneticistas conseguiram extrair o DNA de partes de osso que não estavam fossilizadas de um homem de Neanderthal, morto há mais de 30 mil anos. Comparando este DNA com o de um homem moderno eles concluiram que nós não somos descendentes do Neanderthal e sim que ele é um parente próximo; ou seja, temos um
ascendente em comum. Isso é um tipo de prova

a) anatômica b) comparativa c) paleontológica d) embriológica e) bioquímica











Escola Manuel Bastos
ALUNO(A): Série: 1º ano
Professor: Edivan Batista Data:____/___/19

Avaliação de Empreendedorismo

1º) O que é azienda?

2º) Sabe a hora certa de desligar alguém

a) ainda não, mais planejo dar um feedback em b reve
b) sim, e ela melhorou seu comportamento

3º) como outras pessoas da equipe reajem a este profissionalmente

a) cada um fica na sua sem se envolver
b) a equipe parece contagiada pela desmotivação da pessoa
c) desconfio que mais gente pode se indispor por influência

4) Quanto ao interesse e a motivação desse colaborador

a) depende muito do dia, é imprevisivel
b) é super baixo, e nada que eu faça pareçe anima-lo
c) tem melhorado desde a ultima vez que falamos

5) Quanto ao interesse e a motivação desse colaborador

a) ter caido e ele ja faz o mínimo
b) esta OK, ele cumpre suas responsabilidades?

6) ainda não desliguei esta pessoa, porquê

a) será dificil encontrar alguém como ela e pagando o mesmo
b) será facil encontrar alguém para sua posição, então não é urgente
c) ainda preciso avaliar o impacto da sua demissão

7) ainda não desliguei esta pessoa, porquê

a) tentaria convence-la a ficar
b) daria algum desgaste, mas logo se resolveria

8) Defina seu negócio com missão, objetivos estratégico, tátito e operacional

9) Elabore em 5 linhas um projeto de vida

10) Reavalie suas respostas da 2ª a 7ª questão


Nenhum comentário:

Postar um comentário